Após a «loucura» pelo Facebook que alcançou números astronómicos de utilização a nível mundial (mais de 1,5 mil milhões de utilizadores ativos em 2015), poucos eram aqueles que acreditavam que num curto espaço de tempo uma nova rede social viesse a causar um impacto similar. No entanto, isso está muito perto de suceder com a rede social do Instagram, a qual só no primeiro dia de lançamento em 2010 obteve algo como 1 milhão de downloads na AppStore.
Não foi por acaso que no início de 2012 o Facebook surpreendeu ao desembolsar 700 milhões de Euros para a aquisição da rede social Instagram, que conta hoje com mais de 300 mil milhões de utilizadores ativos. Mas afinal o que faz esta rede ser tão especial, sobretudo em comparação com o Facebook? E que oportunidades de negócio é que nela residem?
Uma imagem vale mais do que mil palavras. Esta que é uma velha máxima em diversos âmbitos de aplicação, encaixa na perfeição na filosofia do Instagram. Esta rede privilegia em absoluto o conteúdo visual, não sendo possível publicar qualquer outro conteúdo que não sejam imagens ou vídeos, o que a juntar aos inúmeros filtros e efeitos disponíveis, é possível criar ilustrações verdadeiramente apelativas como se fosse um profissional de fotografia.
Outra característica está inteiramente ligada à explosão dos dispositivos móveis, nomeadamente os smartphones. Só é possível aceder a todas as funcionalidades desta rede através de um smartphone, descarregando a aplicação para o efeito. Mais do que isso, a mesma encontra-se totalmente adaptada para este dispositivo: a facilidade de publicar fotos através de uma interface extremamente intuitiva, o modo apelativo como o “feed” de notícias é apresentado, e a velocidade de execução da mesma (muito superior às aplicações disponíveis para o Facebook), são factores que ajudam a explicar o sucesso desta rede.
A soma destes factores encontra-se relacionada com um outro aspecto importante: o público principal a quem se dirige. Em 2015, 87% dos utilizadores da rede tinham menos de 34 anos (cerca de 34% só entre os 18 e 24 anos) o que nos releva a predominância do público jovem como maior utilizador da rede. Este aspecto já é explicado pelos analistas como uma forma de fugir à maior rede social do mundo (Facebook), onde para muitos jovens, o acesso dos pais e restantes familiares aos seus perfis, faz com que estes sejam condicionados nas suas publicações e necessitam de encontrar outro espaço digital para interagirem de forma mais «tranquila» com o seu grupo de amigos. De salientar neste âmbito que ao nível de privacidade, o Instagram encontra-se com a informação mais salvaguardada que o próprio Facebook, uma vez que neste último, o nível de detalhe de verificação de atualizações dos seus amigos é avassalador (comentários, gostos, partilhas, etc).
Com este sucesso, é fácil verificar as potencialidades de mercado sobretudo num público-alvo tão atrativo como este. A publicidade no Instagram já está a avançar a um ritmo moderado e é já imprescindível para empresas que direcionem os seus produtos e serviços para este público, manterem uma presença assídua na rede. A sua concorrência já lá está, só falta você.
Aproveite o dia dos namorados para criar imagens inspiradoras através do Instagram e enviá-las romanticamente à sua cara metade.
E se precisar de saber mais,
Rui Tiago Silva
Marketing Manager
Global Nation
Deixar comentário